Levantamento da Atlas Intel mostra melhora nos índices de aprovação de Lula após mais de um ano de tendência negativa
A rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou queda neste mês de abril, conforme levantamento Latam Pulse/Atlas Intel divulgado na segunda-feira (28). É a primeira vez desde janeiro de 2024 que a desaprovação ao petista registra retração.
Segundo a pesquisa, 50% dos brasileiros desaprovam o desempenho do presidente, enquanto 46% aprovam sua atuação. Outros 4% não souberam responder. O índice representa uma melhora de três pontos percentuais na rejeição e um crescimento de um ponto na aprovação, em relação ao levantamento anterior.
Além da avaliação de desempenho, o estudo também mediu a percepção geral sobre o governo. Apesar de a maioria ainda classificar a gestão como ruim ou péssima (48%), esse grupo caiu dois pontos percentuais. Já os que consideram o governo ótimo ou bom subiram para 40%. O percentual dos que o avaliam como regular permaneceu em 9%.
A imagem de Lula como liderança política também apresentou recuperação significativa. O presidente voltou a ser visto de forma positiva por 53% dos entrevistados — um aumento de seis pontos percentuais desde o último levantamento. A avaliação negativa caiu para 47%.
Entre os nomes analisados, Lula lidera a percepção positiva, superando figuras como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento ouviu 5.419 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 20 e 24 de abril. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.