O truque mental que ajuda a desenvolver uma vida longa e felizMesmo quem não nasce com a habilidade pode praticá-la no dia a dia

Um dos segredos para uma vida longa e feliz pode estar em um traço de personalidade pouco valorizado no cotidiano: a conscienciosidade. De acordo com o pesquisador britânico David Watson, esse traço — que envolve disciplina, responsabilidade e organização — está fortemente associado à longevidade e ao bem-estar.

“Pessoas conscientes não fazem coisas estúpidas, então têm menores taxas de acidentes e melhores comportamentos de saúde”, explicou Watson, ex-professor da Universidade de Notre Dame, em entrevista ao portal Make It, da CNBC. Isso significa que, ao agir com mais responsabilidade, esses indivíduos tendem a evitar excessos, manter consultas médicas em dia e praticar autocuidado com mais regularidade.

Mas e quem não nasceu com essa característica? Segundo a jornalista Olga Khazan, há um truque mental capaz de ajudar qualquer pessoa a desenvolver esse traço: o pensamento futuro episódico.

A técnica consiste em imaginar-se vivenciando, no presente, uma situação desejada no futuro. “Ter um objetivo claro e imaginar-se já vivendo essa conquista ajuda a tornar tarefas chatas mais suportáveis — e até prazerosas”, afirma Khazan, que entrevistou dezenas de pessoas que tentaram se tornar mais conscienciosas.

Ao conectar pequenas ações cotidianas a metas maiores e significativas, o cérebro passa a enxergar mais propósito e motivação nas rotinas. Visualizar o resultado final torna-se o impulso necessário para adotar hábitos mais saudáveis e organizados — e, por consequência, cultivar uma vida mais longa, plena e feliz.

Compartilhar: