Um em Cada Três Brasileiros Vive com Obesidade, Aponta Relatório Global

Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025 revelam que 31% dos brasileiros têm obesidade, e a taxa pode aumentar até 2030. Especialistas defendem medidas de saúde pública para combater o problema, que já é responsável por milhares de mortes prematuras no país.


Obesidade no Brasil: Um Problema de Saúde Pública
Um em cada três brasileiros (31%) vive com obesidade, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, divulgado pela Federação Mundial da Obesidade (WOF). O relatório, lançado nesta segunda-feira (3), projeta que o número de homens com obesidade pode aumentar 33,4% até 2030, enquanto entre as mulheres o crescimento pode chegar a 46,2%. Além disso, 68% da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo 37% com sobrepeso e 31% com obesidade.

O endocrinologista Marcio Mancini, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), alerta que o problema deve ser tratado como uma questão de saúde pública. “Não dá mais para responsabilizar apenas o indivíduo. Precisamos de medidas como taxação de bebidas açucaradas, rotulagem clara de alimentos e campanhas permanentes de alimentação saudável”, afirma.

Impactos da Obesidade na Saúde
O Atlas destaca que 60,9 mil mortes prematuras no Brasil em 2021 foram atribuídas a doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao excesso de peso, como diabetes tipo 2 e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, cerca de 40% a 50% da população adulta não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas.

Leia Também:  Vacina contra chikungunya pode integrar o SUS

Mancini ressalta que medidas urbanísticas e de segurança também são essenciais para promover hábitos saudáveis. “Iluminação pública, parques em todas as regiões e transporte público de qualidade podem incentivar a população a se movimentar mais”, explica.

Cenário Global da Obesidade
No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com obesidade, e esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030. O relatório aponta que dois terços dos países não estão preparados para lidar com o aumento da obesidade, e apenas 7% possuem sistemas de saúde adequados. A obesidade está associada a 1,6 milhão de mortes prematuras anuais por doenças não transmissíveis, superando as fatalidades em acidentes de trânsito.

Enquanto os Estados Unidos têm 75% da população com excesso de peso (44% com obesidade), a China apresenta índices menores, com 41% da população acima do peso (9% com obesidade). No Brasil, o consumo crescente de alimentos ultraprocessados preocupa, mas ainda é menor que em países como os EUA.

Mudar o Mundo Pela Saúde
No Dia Mundial da Obesidade, celebrado nesta terça-feira (4), a Abeso e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) lançaram o e-book gratuito “Mudar o Mundo Pela Nossa Saúde”. A publicação propõe mudanças em políticas públicas e iniciativas privadas para prevenir e tratar a obesidade de forma eficaz.

Fonte: Agência Brasil
Texto adaptado de Mariana Tokarnia e revisado pela nossa redação.

Compartilhar: