Forças Armadas do Brasil respondem a movimentos da Venezuela com maior exercício conjunto de 2025

Forças Armadas do Brasil respondem a movimentos da Venezuela com maior exercício conjunto de 2025

Construção de pistas, pontes e acampamentos próximos à fronteira levanta preocupações sobre possíveis planos da Venezuela envolvendo o Essequibo, na Guiana.

As Forças Armadas Brasileiras planejam realizar em novembro de 2025 o maior exercício militar conjunto do ano em Roraima, em resposta às recentes movimentações da Venezuela próximo à fronteira com o Brasil e a Guiana. Informações obtidas apontam que o país liderado por Nicolás Maduro estaria construindo pistas de pouso, pontes provisórias e acampamentos entrincheirados na região, o que acendeu alertas sobre a possibilidade de uma escalada de tensões.

Treinamento estratégico em terreno desafiador

A operação, que terá duração de 15 dias, envolverá 8 mil militares e um grande contingente de blindados e veículos não blindados. O objetivo é preparar as tropas brasileiras para atuar em regiões de difícil acesso, fortalecendo a logística e as capacidades operacionais das Forças Armadas. Parte do efetivo será deslocada para a região ainda no primeiro semestre de 2025, segundo informações da Sociedade Militar.

Mensagem à comunidade internacional

Coincidindo com a realização da COP30 em Belém (PA), o exercício também será uma oportunidade para demonstrar o compromisso do Brasil com a estabilidade da América do Sul. Segundo fontes militares ouvidas pela CNN, o governo brasileiro busca enviar um sinal claro às potências internacionais de que não permanecerá neutro ou inerte diante de ameaças à segurança regional, apesar das relações históricas entre o governo Lula e o regime chavista de Maduro.

O treinamento reforça que o Brasil está atento às movimentações na fronteira e disposto a defender a paz na região, caso necessário.


Compartilhar: