CiênciasDestaqueTecnologia

Lançamento da GASA no Brasil reforça a luta contra fraudes online

As fraudes online se destacam atualmente como o tipo de crime mais reportado mundialmente. Comk perdas estimadas em mais de 1 trilhão de dólares no último ano, afetando um em cada quatro indivíduos globalmente, a necessidade de ação rápida é mais urgente do que nunca.

A GASA, aliança internacional dedicada à proteção dos consumidores contra golpes, tem como missão unir esforços de governos, autoridades de aplicação da lei, organizações de proteção ao consumidor, autoridades financeiras, provedores de telecomunicações, redes sociais, provedores de serviços de internet e empresas de cibersegurança fará o lançamento hoje do capítulo brasileiro. 

Na visão de Percival Henriques, um dos painelistas convidados, “a grande importância desse tipo de iniciativa é a possibilidade de criar mais um espaço para autoridades e especialistas em segurança e defesa cibernética, onde possam trocar inteligência, compartilhar dados e definir ações conjuntas no sentido de melhor proteger os consumidores ao redor do mundo”.

No Brasil, o impacto das fraudes online é alarmante, com uma estimativa de perdas na ordem de 320 bilhões de Reais no último ano, o que representa cerca de 3,2% do PIB nacional. Neste contexto, o lançamento da GASA Brasil surge como mais uma iniciativa estratégica para enfrentar esse desafio, reunindo todos os stakeholders brasileiros para discutir o escopo do problema no país e as medidas conjuntas que podem ser adotadas para combater as fraudes.

A agenda do evento de lançamento, realizado virtualmente neste 19 de março, das 10h às 12h (horário de Brasília), inclui:

  • Uma rodada de introdução rápida;
  • Saudações de Rafael Fernandes, Coordenador de Planejamento Institucional do Ministério Público do Estado de Minas Gerais;
  • Apresentação de um panorama global das fraudes por Jorij Abraham, Diretor Gerente da GASA;
  • Fala de Marcos Gomes, Diretor da GASA e da Gogolook BD, sobre a situação das fraudes no Brasil e a implantação da GASA Brasil;
  • Um painel sobre estratégias para combater as fraudes online, com a participação de especialistas de diversas áreas, incluindo:
  • Leandro Volochko, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso;
  • Percival Henriques, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e ANID;
  • Mauro Ellovitch, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais;
  • Raphael Parreira, do Banco Santander;
  • Eduardo Ferraz de Campos Mônaco, da ClearSale;
  • Daniel Régis, da Diretoria de Investigações Criminais de Santa Catarina;
  • Dario Campregher Neto, da Meta (antigo Facebook).

O propósito desse evento é promover a troca de informações, compartilhamento de dados e definição de ações conjuntas para aprimorar a proteção dos consumidores globalmente contra as fraudes.

Sobre a GASAA Global Anti-Scam Alliance é uma organização internacional dedicada a combater fraudes online e proteger consumidores em todo o mundo. Unindo governos, forças de segurança, organizações de proteção ao consumidor, autoridades financeiras, operadoras de telecomunicações, redes sociais, provedores de serviços de internet e empresas de cibersegurança, a GASA promove a troca de informações, compartilhamento de dados e ações conjuntas para enfrentar e reduzir as fraudes online. 

Para mais informações visite o site: www.globalantiscam.org. Este portal oferece acesso a uma ampla gama de recursos, incluindo relatórios de pesquisa, dicas de prevenção de fraudes, e uma plataforma para reportar golpes.

Compartilhar: