ParaíbaPBPolítica

Gervásio Maia Celebra Acordos Brasil-França na Visita de Macron

O deputado federal Gervásio Maia, um dos nove parlamentares presentes na comitiva e recepção da visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil, expressou sua satisfação com os mais de 20 acordos firmados entre os dois países. Entre os pontos destacados por Gervásio estão o financiamento e a troca de experiências para a transição ecológica e energética, bioeconomia, agricultura, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero. Ele ressaltou a honra de participar desse momento e afirmou que o Brasil está de volta ao cenário internacional, destacando o orgulho de fazer parte desse processo.

A visita de Macron começou em Belém, onde ele e o presidente brasileiro visitaram a Ilha do Combú na Floresta Amazônica e se encontraram com indígenas, homenageando o cacique Raoni Metuktire com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França. Em seguida, participaram do lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, fruto da parceria Brasil-França no Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Macron também esteve em São Paulo, participando do Fórum Econômico Brasil-França organizado pela Fiesp.

Durante a visita, foram assinados 21 atos bilaterais, incluindo um Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França e um acordo de cooperação jurídica internacional. Também foram firmadas declarações de intenções para a retomada do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, cooperação contra o garimpo ilegal e cooperação entre parques naturais na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.

Compartilhar: