BRDestaqueEducação

Estudantes Quilombolas de Serra Branca Conquistam Vagas em Cursos de Medicina e Medicina Veterinária na UFCG

Duas estudantes, Ana Luiza Costa e Rennally de Sousa Costa, provenientes do Quilombo Cantinho, situado na zona rural de Serra Branca, no Cariri paraibano, foram aprovadas nos cursos de Medicina e Medicina Veterinária, respectivamente, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Ambas as jovens, alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Senador José Gaudêncio, em Serra Branca, concorreram por vagas destinadas a candidatos autodeclarados quilombolas e foram selecionadas na primeira chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024, divulgada recentemente.

Ana Luiza, que obteve nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, destacou o apoio recebido na escola e participação em programas de preparação para o Enem, como o Se Liga no Enem e o Desafio Nota Mil, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

“Fiquei muito surpresa e feliz, pois era algo que almejava demais. Eu estudava durante boa parte do dia, e focava sempre nas matérias de mais incidência. Agora já estou organizando minha documentação e vou me esforçar para conseguir êxito na universidade, e levar o nome do Quilombo sempre comigo”, compartilhou Ana.

Rennally de Sousa Costa também utilizou recursos online, como vídeos do YouTube do Se Liga no Enem, e técnicas de estudo como fazer resumos para se preparar para as provas. Ela expressou sua gratidão pelos programas de preparação que a auxiliaram em sua jornada educacional.

Essas conquistas ressaltam a importância do acesso à educação de qualidade para jovens quilombolas e demonstram o potencial dessas comunidades para contribuir com o avanço acadêmico e profissional do país.

Este artigo foi baseado em informações fornecidas pela Secom-PB.

Compartilhar: