Internacional

Xi Jinping e Lula Enfatizam Importância de Intercâmbio entre Partidos Políticos

O presidente chinês, Xi Jinping, e o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, destacaram a necessidade de compartilhar experiências de governança entre os partidos políticos dos dois países, enviando cartas de congratulações separadamente para o sétimo seminário teórico do Partido Comunista da China (PCC) e do Partido dos Trabalhadores do Brasil, realizado na terça-feira.

Xi afirmou em sua mensagem que o seminário de Pequim ocorreu no momento certo e é significativo para que os dois países aprimorem a construção de seus partidos governantes e explorem caminhos para a modernização adequados às suas respectivas condições.

Este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Brasil, bem como o 40º aniversário das relações entre o PCC e o Partido dos Trabalhadores do Brasil.

Diante deste novo ponto de partida histórico, o PCC está disposto a aprofundar as trocas de experiências de governança com o Partido dos Trabalhadores do Brasil para promover o desenvolvimento respectivo dos dois partidos e países, e avançar nas relações China-Brasil na nova era, disse Xi.

Em sua carta de congratulações, Lula afirmou que as últimas cinco décadas foram um período em que as duas partes conduziram trocas e cooperação e aprofundaram a amizade em direção ao objetivo comum de construir uma comunidade com um futuro compartilhado.

A parceria estratégica abrangente Brasil-China, que foi elevada a um novo nível no ano passado pelos dois chefes de estado durante a visita de Lula à China, é importante não apenas para os dois países, mas também para o mundo inteiro, disse ele.

Ele convocou os dois países a consolidar, por meio da cooperação, os mecanismos tradicionais de governança global, como as Nações Unidas, enquanto fortalecem os mecanismos-chave de cooperação Sul-Sul, incluindo o Grupo dos 77 e China.

Referindo-se aos laços entre o Partido dos Trabalhadores do Brasil e o PCC como uma parte vital das relações entre estados, Lula afirmou acreditar firmemente que as duas partes encontrarão mais interesses compartilhados e oportunidades de cooperação por meio de trocas aprofundadas.

Uma delegação do Partido dos Trabalhadores do Brasil que está visitando a China participou do seminário. O evento anterior do tipo ocorreu em 2015, quando uma delegação do PCC visitou o Brasil.

Fonte: China Daily

Compartilhar: