Um documento da Junta Comercial de São Paulo revela que Diego de Lima Gualda, representante e administrador da rede social “X” no Brasil, renunciou ao cargo. A renúncia foi protocolada em 8 de abril, dois dias após o dono da rede social, Elon Musk, atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Diego de Lima Gualda foi designado representante do X no Brasil em agosto de 2023, conforme a ficha cadastral da empresa. Ele ocupou também o cargo de diretor jurídico do antigo Twitter no Brasil e trabalhou em outras empresas, incluindo o Yahoo.
O governo também removeu a publicidade do X, conforme informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
No dia 6 de abril, Elon Musk acusou Alexandre de Moraes de censura e ameaçou reativar perfis bloqueados por determinações judiciais. Em resposta, Moraes ordenou que o antigo Twitter não desobedeça às decisões judiciais sob pena de multa.
O ministro também afirmou que viu indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk, alegando que ele usou as redes sociais para espalhar desinformação e desestabilizar instituições do Estado Democrático de Direito.
A Polícia Federal deve ouvir representantes da rede X nos próximos dias.
Fonte: Adaptado de g1 – São Paulo.