O Centro de Serviços de Medicare e Medicaid dos EUA anunciou que planeja encerrar o programa de pagamentos antecipados iniciado para ajudar alguns fornecedores e prestadores de serviços do Medicare afetados pelas perturbações na unidade tecnológica da Change Healthcare, pertencente à UnitedHealth (UNH.N).
O programa foi lançado em março após um hackeamento da Change Healthcare em 21 de fevereiro pelo grupo ALPHV, também conhecido como “BlackCat”, que afetou pagamentos de seguros médicos em todo os Estados Unidos.
A CMS planeja fechar o programa em 12 de julho e não aceitará novas inscrições para pagamentos acelerados ou antecipados devido à Disrupção de Pagamentos da Change Healthcare/Optum após essa data.
Até o momento, o programa emitiu pagamentos acelerados totalizando mais de $2.55 bilhões para mais de 4.200 fornecedores, incluindo hospitais, e fez 4.722 pagamentos antecipados, totalizando mais de $717.18 milhões, para fornecedores como médicos, praticantes não médicos e fornecedores de equipamentos médicos duráveis.
A CMS informou que já recuperou mais de 96% desses pagamentos até o momento e que os fornecedores e prestadores de serviços agora estão conseguindo faturar com sucesso o Medicare.
Para quaisquer fornecedores ou prestadores de serviços do Medicare que estejam enfrentando dificuldades com faturamento ou pagamentos, a CMS recomendou entrar em contato com a Change e disse que continuará monitorando os efeitos do ciberataque.
A Change Healthcare processa cerca de 50% das reivindicações médicas nos EUA para aproximadamente 900.000 médicos, 33.000 farmácias, 5.500 hospitais e 600 laboratórios.
Em maio, o CEO da UnitedHealth, Andrew Witty, afirmou que os hackers potencialmente roubaram dados pertencentes a um terço dos americanos.
A UnitedHealth emitiu $6.5 bilhões em pagamentos acelerados e empréstimos para fornecedores, incluindo hospitais, desde o ataque de fevereiro.
Medicare é um programa de seguro de saúde do governo federal dos EUA, principalmente para pessoas com 65 anos ou mais. Também serve pessoas com algumas deficiências ou doenças crônicas. Existem diferentes partes do Medicare que cobrem serviços específicos, como hospitalização, consultas médicas e medicamentos prescritos. Você gostaria de saber mais detalhes sobre as partes do Medicare ou tem alguma pergunta específica?
Texto adaptado de Reuters.