CulturaPB

Últimas Gravações em Cabaceiras: Os Mais Recentes Sucessos da “Roliúde Nordestina”

Conhecida por ser o cenário de filmes icônicos como “O Auto da Compadecida,” a cidade de Cabaceiras, na Paraíba, tem atraído grandes estúdios e emissoras, como Prime Video, Globo e até Disney, para novas produções. A cidade, com seu ambiente e clima seco característico, se tornou um local ideal para histórias ambientadas no alto sertão.

Filmes e Séries Recentes

Entre Irmãs (2017)

Este drama adaptado da história de Pernambuco nos anos 1930 segue duas irmãs que se separam após um acidente trágico. Uma vai para a cidade grande e a outra se junta a um grupo de cangaceiros. Algumas cenas foram gravadas em Cabaceiras, aproveitando a paisagem da caatinga sertaneja. O filme fez tanto sucesso que foi transformado em minissérie de quatro episódios na Netflix.

Onde Nascem os Fortes (2018)

Produzida e exibida pela TV Globo, esta supersérie acompanha os irmãos gêmeos Maria e Nonato que viajam ao sertão, terra natal de sua mãe. A trama envolve mistério e romance, com Maria se apaixonando pelo empresário Hermano e Nonato desaparecendo misteriosamente. As filmagens em Cabaceiras ajudaram a criar a atmosfera necessária para a história.

Cangaço Novo (2023)

Disponível no Prime Video, esta série narra a história de Ubaldo, um bancário de São Paulo que descobre ter duas irmãs no sertão cearense. Ao se envolver com o legado de seu pai cangaceiro, Ubaldo é atraído para um mundo de crime e luta pelo poder. A série foi filmada em locais como a Saca de Lã e o Portal da Luz em Cabaceiras, e já foi renovada para uma segunda temporada.

Próximo Lançamento: Maria e o Cangaço (2024)

A série, protagonizada por Isis Valverde e produzida pela Disney, estreia em 26 de junho e foca na vida de Maria Bonita, a cangaceira mais famosa do Brasil. As gravações ocorreram na Saca de Lã, utilizando a vegetação da caatinga para dar autenticidade à história. A série mistura drama e ação, destacando a hostilidade do cangaço e a gravidez de Maria Bonita.

A atriz Isis Valverde compartilhou sua experiência: “Eu vou tentar honrar a história dela e eu acho que é muita emoção, eu vivi a emoção. Não posso dizer o que vocês vão sentir, mas eu posso dizer que viver essa história foi muito gostoso para mim, para minha trajetória, para minha carreira e pra minha pessoa. E eu espero que vocês sintam o mesmo.”

Cabaceiras continua a se destacar como um importante polo cinematográfico, atraindo produções que valorizam o sertão e suas histórias únicas.


Texto adaptado de Polêmica Paraíba

Compartilhar: